quinta-feira, 19 de julho de 2012

O RAP que a Santa tem

A mensagem é o RAP e o meio é a música.  Foi esta combinação que o grupo Guerrilha Sonora encontrou para levar diversão, cultura e reflexão para as pessoas. Formado por A.R, Factual, Mano Paulo e Skither, o grupo nasceu na cidade Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal, e desde 2004 participa ativamente da cena cultural da cidade. Em 2011, foram contemplados com o Prêmio Hip Hop Zumbi na categoria Literatura Marginal, com o texto Rapaz comum, vida imperfeita. Agora, os artistas foram selecionados para participar da Terceira Edição do Brasília de Todos os Cantos, em Santa Maria, e levarão para o palco um pouco da história e muito do talento.


 Qual a expectativa para o Brasília de Todos os Cantos?
Visamos, nesse grandioso festival cultural, expor a ideologia que sempre pregamos almejando boas intenções. Além do ponto citado, o "Brasília de Todos os Cantos”, para nós, é um exemplo a ser seguido, devido à proporção de cultura e informação direcionada aos moradores das cidades satélites do Distrito Federal, sendo esse, um objetivo em comum entre o grupo e o evento, por isso nos identificamos totalmente.

O que as músicas do grupo Guerrilha Sonora pretendem levar ao público?
Nossas músicas têm por objetivo principal, transmitir sentimentos verdadeiros, através de instrumentais harmônicas, letras compostas com fins perspicazes, a fim de obter um nível real de interpretação por meio do público, havendo compreensão verdadeira. Buscamos, através da música, atingir um “público alvo”, ou seja, ouvintes, para o Guerrilha Sonora, são fundamentais para um processo de evolução natural, por isso, tal ofício exige total dedicação mental e física por nossa parte.
Como vocês definem o RAP?
Origem nos guetos de Nova Iorque – EUA, chegando ao Brasil nos anos 70. Os brasileiros souberam bem como utilizar. O RAP, como outros segmentos musicais, representa liberdade de expressão, Ritmo e Poesia, Revolução Através das Palavras, busca incansável por dias melhores às periferias onde surgiu e expandiu-se para o mundo. Rap, para o Guerrilha Sonora, é sinônimo de vida e de esforço ao limite, de dedicação, possivelmente sem remuneração, mas com o reconhecimento do público, conceito em cada local visitado, por respeitar as diferenças existentes na raça humana, além de tudo, para nós, “Rap é compromisso”.
Qual o papel de vocês na cidade em que vivem?
Somos cidadãos comuns, honestos, em busca de ideais, sonhos alcançáveis de acordo com o grau de dedicação que proporcionamos a essa labuta. Dentro das nossas famílias possuímos responsabilidades intransferíveis, demonstramos orgulho em representá-los, falando de suas origens nordestinas. Desde os primórdios de Santa Maria estamos presentes, passamos por todo sofrimento com a falta de saneamento básico, segurança e opções de lazer, para ver a cidade engrandecer com o passar do tempo, isso no traz imenso amor à nossa terra, pois fizemos parte e ajudamos a construir “esse chão” tão amado.
Para vocês, o que é a Santa Maria?
Além de ser nossa cidade de criação, é motivo de orgulho pelo crescimento alcançado, tanto financeiramente, quanto, em relação à qualidade de vida. Embora, para a maioria seja um local intitulado “violento”, para o Guerrilha Sonora é intitulado “casa”, aqui surgimos, aqui vivemos e nos desenvolvemos. Carregamos conosco o nome, Santa Maria em qualquer lugar que seja que passamos ou passaremos. Para definir o que a cidade representa para nós em uma frase: Orgulho às origens.

Informações sobre a apresentação do grupo Guerrilha Sonora:
Evento: Brasília de Todos os Cantos
Data:  28/07 (Domingo)
Horário: 18H
Local: Santa Maria, Avenida dos Alagados, QC 01, Área Especial Lote B
Referência: Atrás da Administração Regional de Santa Maria

O evento:
Evento: Brasília de Todos os Cantos- 3ª edição
Data:  28 e 29 de julho
Horário: A partir das 14h
Local: Santa Maria, Avenida dos Alagados, QC 01, Área Especial Lote B
Referência: Atrás da Administração Regional de Santa Maria
Atrações: Ciclone na Muringa, Alínea 11, Jazahu, Vassoura Elétrica, Beladita Maldona, Guerrilha Sonora, Broonklyn 22 e Suburbano'S; Quadrilha Xuva de Prata; Atrações Infantis
Classificação livre
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário