segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sete Curvas: música e protesto


A banda Sete Curvas foi uma das selecionadas para participar da 4ª edição do Brasília de Todos os Cantos. Vamos conhecer um pouco do trabalho desses garotos que fazem das notas musicais um instrumento político e social. A música, para a banda, é uma maneira de retratar o cotidiano das pessoas. Principalmente daquelas que apesar de serem importantes são menosprezadas e esquecidas. As curvas representam a realidade econômica e social que separam Brasília das regiões administrativas. Curvas perigosas, que se assemelham ao trecho da BR-060 conhecido e como Sete Curvas ou trecho da morte, devido ao número de vítimas que se acidentaram no local. A crítica presente nas músicas não exclui a mensagem positiva que a banda quer passar ao público e o trabalho da Sete Curvas mostra que as regiões administrativas são mais do que cidades dormitórios, são locais onde há intensa produção artística e de qualidade.

Criada em 2011, a banda, de estilo Folk Rock, é composta por André Philipe (vocal), Estevão Pedro (Bateria), Felipe Augusto (Guitarra/Base/Solos), Thiago Ramos (Guitarra/Base/Solos) e Mário Gomes (baixo). Dentre as influências estão os artistas: Bob Dylan, Willie Nelson, Jimi Hendrix, John Frusciante, Jaco Pastorius, Red Hot Chilli Peppers e Grateful Dead

 1)      Como reagiram ao serem informados de que foram selecionados no projeto Brasília de todos os Cantos?

Estávamos mandando um som em uma chácara aqui em Brazlândia, quando recebemos a ligação de um grande amigo nos comunicando que havia sido postado na página do Facebook que estaríamos dentro do festival Brasília de Todos os Cantos. Nossa reação foi um compilado de emoções e lembranças, principalmente de quando começamos essa banda e tudo o que passamos! Ainda no inicio não tínhamos bateria, guitarra, ou qualquer instrumento pegávamos tudo emprestado. Certa vez um produtor nos emprestou seu estúdio por dois dias e gostaríamos de agradecê-lo, ele se chama Klans Antoniel. Lá montamos algumas musicas e decidimos levar isso a sério.

2)      O que pretendem mostrar ao público?
Essa é uma grande oportunidade de mostrar que uma cidade que é considerada dormitório produz cultura e diversidade, sobretudo artística. Nosso estilo musical é o Folk rock(Rock regional) é um estilo que de forma sucinta retrata o dia a dia das pessoas, o trabalho, a beleza o campo e as coisas simples, acreditamos que o rock não se resume a sexo, violência e drogas, se conseguirmos lembrar que a paz e o amor ainda são o principal objetivo, nosso movimento se renova e a cidade começa a olhar a cena alternativa com mais respeito.

3)      Como vocês definem a banda Sete Curvas?
Definimos a 7 Curvas como uma causa, o nome é uma menção a um trecho muito perigoso que assolava o entorno, então a cada show a cada apresentação sentimos que uma eclosão de vozes que querem ser ouvidas gritam, cantam, e desabafam no palco conosco.

4)      Qual o papel de vocês na cidade onde vivem?
Reivindicar o espaço e os direitos dos artistas independentes, então nosso papel é muito mais social e comunitário do que musical.

5)      O que Brazlândia representa para vocês?
Representa um símbolo de persistência do rock, desde 1980 quando Brasília ainda era a capital do rock varias bandas foram formadas e hoje isso ainda é perpetuado, apesar de faltar espaços para tocar. Nossa cidade é quase inteira pertencente ao núcleo conservador, então manter a tradição por aqui é meio difícil, as disputas políticas também atrapalham.


Facebook: www.facebook.com/SeteCurvas

SERVIÇO:
Brasília de Todos os Cantos – 4ª edição

Local: Brazlândia, Orla do Lago
Data: Sábado e domingo, 2 e 3 de fevereiro
Horário: A partir das 16h no sábado e a partir das 14h no domingo
Atrações no sábado: Apresentações dos grupos: Shintou Daiko, Mirai, Jazahu, Alínea 11 e Vassoura Elétrica
Oficina de Jiu Jitsu, Ginástica da melhor, Feira de Artesanato e brinquedos para crianças
Atrações no domingo: Apresentações dos grupos: Rock Street Crew, A junção, Sete Curvas, Casacasta, Ciclone na Muringa e Beladita Maldona
Oficina de catira, brinquedos para crianças e Feira de Artesanato.
Classificação Livre
Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário